ELIANE HAAS

ELIANE HAAS

Todas as matérias podem ser veiculadas, desde que citada a fonte.

sábado, 8 de agosto de 2020

SEMPRE DÊ O SEU MELHOR - quarto compromisso tolteca

 Nas nossas práticas com os Quatro Compromissos Toltecas, chegamos ao Quarto, que se resume na ação que permeia a concretização dos três Compromissos anteriores.

Quando damos o que acreditamos ser o melhor, com o máximo esforço, da maneira mais esmerada possível e dentro dos nossos limites, é quando estamos alinhados com nossos ideais e passando bem longe da sede que o ego tem de angariar reconhecimento. Nada tem a ver com possível recompensa, mas com o fazer em si. Se agimos pelo puro prazer de empenhar o coração no agir, as recompensas virão. Quando fazemos o que gostamos, sempre damos o nosso melhor, por não sentir tédio ou preguiça. Quando se faz por necessidade, dificilmente conseguiremos dar o nosso melhor. Dar o melhor significa revisar e corrigir eventuais falhas.

Como a necessidade de agradar nos torna vulneráveis e concede Poder ao “outro”, é importante que nos atenhamos à real utilidade das nossas ações.É importante ter consciência de que a unanimidade não existe e ninguém consegue agradar a todos. O importante é a realização do trabalho e a certeza de que ele faz sentido e tem função.

Dar o seu melhor traz no seu cerne a semente do perfeccionismo, que acaba se tornando um hábito e sempre foi a mola impulsionadora das grandes realizações. Dar o melhor de si está ligado a Presença no Agora. Quando nos centramos no Agora, estamos focados em cada detalhe e isso contribui para o perfeccionismo.

O parâmetro próprio de exigência deve ser uma constante, pois dele depende nosso constante aperfeiçoamento e  superação dos próprios parâmetros anteriores. Perfeccionismo implica na exigência para assumir responsabilidades - que são a contrapartida dos direitos - e coerência reta perante a exigência de se recusar a premissa deteriorada que afirma que “os fins justificam os meios”.

Então, dar o seu melhor está intimamente ligado à Ética. Não se trata aqui de um código legal ou religioso, mas da Consciência liberta que conhece e re-conhece o seu papel, assumindo responsabilidades e riscos.


A Felicidade que tanto almejamos se encontra no desabrochar do momento breve da realização do “nosso melhor”... para prosseguir e continuar buscando o melhor do melhor.

 

Nenhum comentário: