ELIANE HAAS

ELIANE HAAS

Todas as matérias podem ser veiculadas, desde que citada a fonte.

sábado, 8 de agosto de 2020

OS QUATRO COMPROMISSOS TOLTECAS

Dentro da programação de estudos e práticas nos Trabalhos do Céu da Águia Dourada, que já contemplou o Gokkai ( os Cinco Princípios do Reiki), abordamos agora os Quatro Compromissos Toltecas.

A civilização pré- colombiana Tolteca foi um império notável, localizado onde hoje é a região central do México. Introduziu na América o calendário, desenvolveu a escrita, a fundição de metais e trabalhos em pedra, tendo seu florescimento no período denominado pós-clássico,a (aproximadamente 700 d.C., a 1250 d.C.) considerada uma cultura refinadíssima, que introduziu não só novos padrões arquitetônicos, mas primou pela busca e destinguiu-se pelo cultivo do mais alto nível de aperfeiçoamento espiritual que um ser humano pode almejar na Terra – conhecido como Toltequidad. 
O reflexo da sua sabedoria, certamente herdada de tradições ancestrais, incorporada e transmitida por diversas linhagens até hoje, encontra seu expoente máximo em Teotihuacan, a “cidade onde o homem se torna Deus”.
Os Compromissos foram compartilhados conosco pelo xamã e pesquisador Don Miguel Ruiz.

Nossa Mente é constantemente invadida por energias psíquicas que criam toda sorte de sentimentos desagradáveis e perturbadores, como tristeza, frustração, discórdia, ciúme, inveja, carência, egoísmo, dependência, irritabilidade, etc. São verdadeiros parasitas que se alimentam de brechas abertas por emoções negativas, quase sempre produzidas pelo medo. Tudo isso acaba se incorporando num sistema de crenças onde a pessoa acaba aprisionada – como se fizesse parte irreversível da sua personalidade – viciando-se na dor, no sofrimento, na ausência de uma plenitude que se distancia cada vez mais, num futuro inalcançável.
Examinar cada Compromisso à luz da Ayahuasca facilita a identificação e o treino do controle da emoção por trás de cada parasita, à fim de parar de alimentá-lo. Não se trata de tarefa fácil e daí a importância de se contar com a Ayahuasca como Aliada, pois a cada Compromisso nós nos defrontamos com essas formas vivas que emergem poderosa e sorrateiramente no nosso dia a dia.
Vigiar e deixar de cultivar as emoções que alimentam os parasitas requer treino e determinação onde muitas vezes falhamos, mas nem por isso se desanima e deixa de refazer o acordo perante o Compromisso. 
A finalidade de se trabalhar para honrar os Compromissos Toltecas é tornar a vida na Terra mais leve e agradável. É cumprir seu tempo aqui como verdadeiro Guerreiro/a, aumentando seu Poder Pessoal, na condição de um Ser Livre.

Estes são os Quatro Compromissos, conforme apresentados por Don Miguel Ruiz : 

1 - SEJA IMPECÁVEL COM SUA PALAVRA

É o compromisso mais importante. É através da palavra que expressamos nosso poder criativo, seja através da fala ou do pensamento. Nosso mais poderoso instrumento, que tanto pode ser usado para nos libertar como para nos escravizar.

O primeiro passo é ter consciência do poder da palavra e então, torná-la impecável. Impecável significa "sem pecado". "Pecado" significa ir contra a nossa essência. Nossa natureza mais íntima. Nossa Verdade.

Se formos, cada vez mais, nos tornando impecáveis com nossa palavra, poderemos re-criar nossa vida na direção do bem, do amor, da harmonia. Realizando exatamente o que dizemos.

Alinhando palavra e ação, sem mentiras que muitas vezes só nos reconhecemos, podemos nos libertar de todo tipo de conflito.

Este é um compromisso difícil de assumir, pois vai contra a "programação" que nos foi ensinada. 

Por isso é fundamental que se esteja consciente do poder da palavra, pois foi o uso inadequado deste poder que criou tanto conflito e trauma em nossa vida.

Assumindo o compromisso de sermos impecáveis com nossa palavra, é preciso observar o que pensamos e o que dizemos. Observar nosso diálogo interior, evitando toda crítica, julgamento e culpa. Substituir tudo isso por intenções de apoio, afeto, confiança, aceitação. Aos poucos vamos realizando esse processo na forma como lidamos com os outros, como falamos com eles, como pensamos sobre eles.

Ser impecável com nossa palavra é usá-la para cultivar a semente do amor que existe em nós. É só em terreno fértil que esse amor pode crescer e frutificar.


Nenhum comentário: