ELIANE HAAS

ELIANE HAAS

Todas as matérias podem ser veiculadas, desde que citada a fonte.

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

TESTANDO SEU GRAU DE EGOÍSMO

Conforme já vem sendo ensinado por vários Mestres atuantes nesse momento de transição que o Planeta atravessa, para que tenhamos a necessária qualificação para ingressarmos na Nova Terra, precisamos atingir um nível X de valores e atitudes éticas.

Se examinarmos com a sinceridade absoluta que o autoexame requer, ficaremos surpresos ao verificar que é extremamente difícil atingir um baixo percentual de egoísmo. Dentre os muitos entraves a superar na nossa caminhada espiritual, este é, certamente um dos maiores, pois fortalece aquilo que chamamos “a heresia da separatividade”,
A filósofa e professora Lúcia Helena Galvão elaborou um pequeno questionário para aferirmos o nosso grau de egoísmo, verificando se dispomos de fraternidade necessária para estarmos aptos a acompanhar a Nova Mentalidade que deverá ser implantada.
Peço que se habilitem a responder recorrendo ao Ser Divino que habita cada um de nós, do qual ninguém foge e a quem tampouco engana.
Quem se habilita a encarar o seu grau de Egoísmo ?
Dê-se tempo para examinar cada questão detalhadamente, naquela região restrita onde ninguém penetra: a inconfessável intimidade do seu Ser.
1. Quando vou tomar uma decisão, penso apenas no que mais me beneficia, ou no que é mais justo para todos os envolvidos?
2. Quando sei que alguém que amo (por ex.filhos) envolveu-se num conflito, fico imediatamente do lado dele ou procuro examinar quem teve razão, me posicionando a favor desta pessoa?
3. Quando passo por um local e vejo que houve um acidente, penso: “Ufa! Ainda bem que não envolveu ninguém conhecido!” ou sinto a mesma dor pela outra pessoa, seja quem for?
4. A notícia de uma catástrofe com muitas mortes em qualquer lugar do mundo provoca em mim o mesmo pesar que a mesma notícia numa localidade próxima à minha casa ou que atinja conhecidos meus?
5. Máximas como “Não faça do seu carro uma arma; a vítima pode ser você!” me parecem corretas para mim? As coisas são menos importantes quando vitimam o outro e não a mim?
6. Se alguém fala mal injustamente de uma pessoa, me magoa tanto quanto se falasse injustamente de mim?
7. Se uma oportunidade que seria dada a alguém que amo acaba sendo dada a alguém que muito mais necessita ou merece, isso me parece certo?
8. Se alguém comete um erro comigo, consola-me lembrar que já cometi erros iguais ou até piores com outros? Isso me ajuda a perdoar?
9. Se determinada lei gera, para mim, perda momentânea de dinheiro, mas provê ganhos para toda a comunidade onde vivo, apoio esta lei?
10. Se o aumento de salário da minha categoria profissional tiver que ser um pouco menor para viabilizar aumento para outras categorias profissionais que merecem e já esperam há mais tempo, aceito bem?
11. Se uma criança que amo está em companhia de outra criança, alguém passa e elogia apenas a outra, por apenas ela ter se destacado em algo positivo, isso me provoca incômodo?
12. Se alguém prova que um ponto de vista meu está errado, fico grato por me aproximar da verdade ou humilhado, me sentindo “derrotado” ?
13. Sinto irritação quando alguém ultrapassa meu carro nas ruas?
14. Sinto incômodo pela casa do vizinho, reformada, ter ficado muito mais bela do que a minha? Ou por alguém possuir alguma outra coisa ou predicado intelectual evidentemente superiores ?
15. Se alguém faz uma reprimenda justa por um comportamento inadequado / errado de alguém que amo, aceito bem?
16. Ao entrar num recinto com assentos, corro para pegar o melhor ou observo se alguém necessita dele mais do que eu?
17. Se sou maltratado por alguém e as pessoas à minha volta permanecem indiferentes, isso me faz prestar mais atenção para, sempre que possível, defender alguém em situação idêntica?
18. Quero sempre o melhor para mim ou quero para mim aquilo que mereço, necessito e a que faço jus?
19. Se estou numa corrida, quase vencendo, e um corredor esforçado toma velocidade e empata comigo, isso me irrita? A vitória tem que ser sempre só minha?
20. A notícia de que alguém conquistou, com mérito, algo que eu sempre sonhei conquistar, isso é capaz de me causar alegria?
21. O fato de alguém ganhar menos do que eu, para realizar o mesmo trabalho, me incomoda de alguma forma?
22. Irrito-me esperando o elevador, mesmo sabendo que pessoas idosas estão entrando no mesmo, num andar acima?
23. Sinto algum incômodo ao perceber que alguém ao meu lado realizou o mesmo trabalho, com mais qualidade?
24. Preferiria ser o filho predileto ou filho de pai e mãe justos, que amam igualmente a todos os seus filhos?
25. E se esse Pai, acima citado, é Deus? Aceito bem que seja dada prioridade às necessidades de um irmão, ao invés de atender aos meus caprichos?
26. Se uma pessoa, num grupo, deve ter perdas maiores do que os outros, torço para que seja outro o prejudicado, mas nunca eu, ainda que disponha de melhores condições para suportá-las?
27. Peço a Deus que me dê o que peço ou que me dê o que eu mereço?
28. Se o meu sucesso ou prazer dependesse do sofrimento de alguém que não o merece, ainda assim, isso me pareceria desejável?
29. Sou capaz de me alegrar pela dor de alguém, ainda que tenha cometido erros graves e pareça merecer o
fracasso que está colhendo ?
30. Fico feliz em contribuir ou sinto incômodo, se alguém se apropria de uma ideia ou conhecimento meu, sem mencionar meu nome ?


Nenhum comentário: