ELIANE HAAS

ELIANE HAAS

Todas as matérias podem ser veiculadas, desde que citada a fonte.

terça-feira, 15 de setembro de 2020

A FÓRMULA DO EQUILÍBRIO

Qual seria a motivação de uma Fórmula do Equilíbrio pedindo isenção e paciência ?

A Paciência já tem sido um tema recorrente nos nossos Trabalhos. Já a Isenção é essencial para o necessário Equilíbrio, pois sem ela tendemos a examinar os aspectos da Dualidade do Universo Manifestado sob um prisma unilateral – o que compromete o Equilíbrio, uma vez que não existe Verdade absoluta, pois todas elas são meias-verdades.

Como na nossa natureza humana se encontra todo o gradiente dos opostos, bem nos lembra o símbolo do Tao onde numa determinada polaridade se encontra, em potencial, o seu oposto. Daí a importância de se considerar, nas situações práticas, sempre ambos os lados das coisas. Equilíbrio é desejável, em detrimento do Positivo, pois este é relativo, enquanto o Equilíbrio é plenitude.

Emoções não fecundar e o Nocivo não alimentar significa, portanto, a capacidade de se exercer a dualidade sem envolvimento, sem rigidez. No teatro grego a comédia e a tragédia eram, ao final das contas, a mesma coisa: o mesmo fato, visto sob a ótica da emoção é uma tragédia. Visto sob a ótica da razão é uma comédia.

Na conciliação da dualidade está a Sabedoria.

Alimentar emoções que refletem a separatividade e a animosidade acarreta nocivas consequências que acabam afetando de forma a desequilibrar também o corpo físico.

Afastar tudo o que me faz mal significa não se deixar contaminar por aquilo que não está na nossa alçada mudar. A má reação que só amarga o próprio coração é a inutilidade da revolta que deixa um rastro de frustração pela não aceitação do livre arbítrio alheio, e as disputas que , ao final, deixam a certeza de que tudo acontece a seu tempo.

Deixar ir tudo o que não é meu é a essência da transmutação porque a contaminação com convicções alheias nos impede de termos a necessária clareza para deixarmos de lado os julgamentos e discernirmos o que realmente é importante para o aperfeiçoamento da nossa essência e polimento do caráter. Nesse caso, partindo do pressuposto de que este seria o objetivo de quem buscou o Caminho Espiritual e nele trabalha a si mesmo.

Só focar na imparcialidade e fazer valer minha vontade. Imparcialidade no que diz respeito a tomar a devida distância sem se deixar afetar por simpatias e aversões que nos desgastam e em nada contribuem para a força da nossa Vontade, não arbitrária e egoísta, mas como mola propulsora dos mais elevados ideais da Mente desperta.

Aos poucos vou acessando a Fonte da Sagrada Luz é acessar o Campo da Consciência Universal, o Holograma de onde, por sua vez, emerge a nossa própria Consciência, como Seu reflexo.

Atinge a Fonte da Sagrada Luz quem conseguiu equilibrar a Dualidade ( sombra e luz). Esta é a Fórmula do Equilíbrio

Que desperta nossa Consciência e assegura eterna existência, porque é a Consciência conectada a essa Fonte que nos torna verdadeiramente imortais. Tudo indica que a inconsciência é algo que perece e no Todo acabará se diluindo.



Nenhum comentário: