ELIANE HAAS

ELIANE HAAS

Todas as matérias podem ser veiculadas, desde que citada a fonte.

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

CARIDADE X FRATERNIDADE

Os espíritas dizem: “ sem a caridade, não há salvação “. No atual estágio em que nos encontramos, de transição para a Nova Terra, dizemos: “ sem a fraternidade, não há evolução”.



A caridade foi muito bem-vinda numa época paternalista em que os extremos desníveis sociais eram considerados normais. Quem se encontrava em cima na escala sócio econômica podia compensar um eventual complexo de culpa, mediante esmolas para quem estava embaixo. A “caridade” pressupõe seres inferiores agraciados com a benevolência de superiores – que os mantém nessa posição, exigindo fidelidade e gratidão. Esse tipo de mentalidade que pressupõe a incapacidade de alguém desenvolver, seja lá o dom que for, e se levantar com as próprias pernas, já não caberá na Nova Terra. Espera-se que a cada um seja concedida a chance de desenvolver o seu potencial e assumir plena responsabilidade pelo destino antes de encarnar, seus erros e acertos, deveres e direitos. Essa chance, que o egoísmo sempre restringiu às classes mais beneficiadas, hoje se chama Fraternidade.
A caridade doa. A fraternidade compartilha.
À propósito o questionário sobre Egoísmo, (apresentado na última postagem) o confronto com o nosso próprio egoísmo costuma ser bastante desagradável e faceta de caráter que preferimos justificar com “meu modo de ser” e não um defeito a ser superado em prol da fraternidade. A fraternidade tem que ser aprendida e desenvolvida, pois não é instintiva no ser humano, com seus resquícios de cérebro reptiliano que demarca território e tem medo, dentre outros, da escassez.
Quando desenvolvemos os atributos da consciência que ilumina a razão, aos poucos vamos concluindo que esse tipo de comportamento não é compatível com o desejável bom caráter. Desejável, porque quanto mais egoísta o caráter, maior a separatividade e mais difícil a nossa sobrevivência na Terra. Sobrevivência, nesse caso, não significa bens materiais, conforto na aparência e constante sobressalto pelo que pode vir a perder, mas a plena realização do simples sentido da vida, que nos assegure paz no coração e alegria para usufruir das maravilhas que a Natureza nos proporciona – bens esses que não tem preço e que não nos podem ser tomados.
O problema, no caso do citado questionário, é que a razão ainda tendenciosa busque argumentos que corroborem a visão/persona que construiu e deseja ter de si, na qual acaba acreditando piamente, impedindo uma isenção na auto avaliação.
Costumamos denominar a Ayahuasca “Luz Divina”, por ter – na intimidade de cada Ser - a capacidade de iluminar a nossa sombra,trazendo-a à consciência,fazendo aflorar a razão, facilitando o autoexame. É apenas mais um instrumento. Nem todos tem afinidade e foco para trabalhar com Ela.
A palavra Caridade, que tem origem no grego “cháris”, quer dizer graça/agraciar. Ficou impregnada do conceito de desigualdade, de protecionismo benevolente que pressupõe piedade por uma inferioridade irreversível.
Fraternidade é união e justiça que reconhece e aposta na capacidade do que se encontra temporariamente numa posição desfavorecida. Não se dispõe a “agraciar” o desvalido, e sim auxiliar ombro a ombro, numa atitude de generosidade, que significa nobreza. Aposta na via de duas mãos do Bem comum. Reconhece no outro o seu semelhante em potencial, o frater / irmão. Sabe que, o que afeta a um, afeta a todos.
Ainda que em campos opostos de opinião, num mundo fraterno não há oponentes, não significa unanimidade absoluta ou gosto padronizado, mas apenas que os contrários se respeitam e harmonizam, cada um com a sua opinião.
Quem, no fundo do coração, assim sente e age, é verdadeiramente fraterno e apto a se inserir no projeto da Nova Terra.

Nenhum comentário: