ELIANE HAAS

ELIANE HAAS

Todas as matérias podem ser veiculadas, desde que citada a fonte.

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

BOM CARÁTER & PACIÊNCIA

Dentro do contexto “Bom Caráter e Paciência”, embora sejam questões abordadas centenas de vezes por inúmeros Instrutores e Mestres ligados as mais diversas tradições, podemos, à Luz dos ensinamentos de Orunmilà através dos Odu, resumir no seguinte: 
Bom caráter seria o respeito pelo outro nas suas limitações e diferenças, procurando sentir como se estivesse no seu lugar, evitando emitir julgamentos que não somos capazes de validar, pois desconhecemos as situações antecedentes. Colocar-se na posição do outro não se trata aqui de um súbito acesso de “bondade”, contrário a própria estrutura instintiva inerente ao homem-animal que mata por sobrevivência e comida, que marca território com medo da escassez. 
É simplesmente o seu lado racional que demonstra que o que afeta a um afeta a todos. Uma solidariedade aprendida na dor das circunstâncias. 
Perante os Planos Superiores que comandam a roda encarnatória no nosso planeta, a diferença entre todos nós que nos encontramos atualmente matriculados na Escola Terra é muito pequena. Guardando os diversos níveis de aptidão intelectual e condições sócio-econômicas, em essência essa diferença é bem pequena e nos encontramos todos “no mesmo barco”. 

Se o pensamento nem sempre se consegue deter, já a palavra proferida, que tem o poder de movimentar energias que se difundem e criam formas-pensamento, pode ser travada. Portanto, muito cuidado com o cultivo de opiniões venenosas de aparência idealista ou inocente, com promessas que não se cumprirão, com aquilo que se chama “jogar conversa fora”. 
O dom da fala é um instrumento sagrado que deve servir para manifestar de forma límpida a nossa Consciência. Dar o seu melhor sempre, respeitando o valor da ordem, da disciplina, da perseverança e da persistência. A experiência em matéria na superfície da Terra é uma chance que nos foi dada e que não vale à pena desperdiçar. Portanto, a cada dia indagar-se se está fazendo jus a essa oportunidade, realizando algo útil – para si e para outros, pois cuidar de si é importante, mas nunca deixar de considerar o interesse coletivo também. Esse algo útil é bem pessoal e tem a ver com a sua “missão na Terra”, sendo acessível a quem reserva um pouco do seu tempo para meditar e acessar altos níveis de consciência, também com o auxílio de Plantas Mestras. 

Acoplado ao Bom Caráter está o atributo da Paciência. Em Ifà destaca-se Obatalà (conhecido como Oxalá), Senhor da Manifestação da Luz Branca da Criação, com a virtude da Paciência. Nesse contexto, Paciência é o reconhecimento da Lei Superior que comanda a Existência Cósmica, ao qual temos que nos dobrar. 
Há um verso no corpo literário de um Odu, relatando que Orunmilà, na sua árdua tarefa de aconselhar os humanos, pediu a Olodumare ( a Suprema Inteligência Universal que organiza os trilhões de galáxias que sabemos existir ) apenas o dom da Paciência. Por ter pedido tão pouco, a este foram acrescentados todos os demais dons que Ele pudesse almejar. 




A Paciência é o mais forte antídoto para que se evitem conflitos. É o atributo mais difícil de ser apurado num planeta onde a luta pela sobrevivência é a tônica. Principalmente, dentre as pessoas nascidas sob a energia do elemento fogo. Exalta-se muito hoje em dia, como qualidade, a pessoa “guerreira”. 
É preciso ressaltar que a guerra é muito bem-vinda e útil na nossa vida cotidiana, na resiliência e perante os nossos desafios pessoais. Direcionada a outras pessoas é algo bem nocivo, haja vista a situação em que o nosso planeta se encontra, emaranhado em conflitos infindáveis, sem que se vislumbre um desfecho progressista que torne a vida mais tranquila para ser usufruída em toda a sua extensão e possibilidades. 

Na maioria das vezes as pessoas se ofendem e se inflamam por questões que sequer lhes dizem respeito. Nem sempre quando algo desagradável nos atinge, o alvo visado éramos nós. Nós, no nosso imenso egocentrismo, temos o hábito de levar tudo para o lado pessoal e tendemos a revidar. No entanto, é preciso que nos conscientizemos de que nem tudo gira em torno de nós. Muitas vezes o ofensor estava focado em outra coisa, ocupado com questões suas. E se nos diz respeito realmente, melhor não permitir que nos contamine e acabe provocando uma disputa, pois esta é a melhor forma de se conceder Poder ao ofensor. Como isso não queremos, mais sábio é desviar o foco e ignorar. É importante não alimentar e propagar energia negativa. 
Em todo tipo de atrito é sempre mais prudente desviar a atenção para outro assunto, encerrando aquele pernicioso diálogo interior de culpas e culpados, de acusações e justificativas - que bem conhecemos. O auto-exame através da observação incessante resume a instrução principal para o êxito na conquista da Paciência e o cultivo do Bom Caráter. 
Trabalhar a si próprio é tarefa difícil, lembrando que cada passo no sentido do nosso crescimento Espiritual e ascensão sobre essa condição de Inconsciência perante as Grandes Verdades, em que nos encontramos, requer esforço e sacrifício. Mas vale à pena, pois as dádivas se manifestam imediatamente em resposta a qualquer pequena superação.

Nenhum comentário: