ELIANE HAAS

ELIANE HAAS

Todas as matérias podem ser veiculadas, desde que citada a fonte.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

VIAGEM SUFI

https://youtu.be/JSoU_RB-EXE

class="BLOG_video_class" width="320" height="266" contentid="2eecba2399ec559b">

Alguns estudiosos do Islã, entendem que o Sufismo seria a denominação da dimensão esotérica do Islamismo. Conhecido como o misticismo do Islã, o Sufismo é uma filosofia de autoconhecimento e contato com o divino através – predominantemente - da música e da dança.

No entanto, a filosofia sufi é universal por natureza e suas raízes bem anteriores ao surgimento do Islã e das chamadas religiões monoteístas. Embora se tenha notícia da existência de vários santos sufis muito antes da época do profeta Maomé, foi, entretanto, a partir do século XI que as escolas sufis começaram a se organizar.

Pelo fato de existirem escolas não ligadas ao Islamismo, alguns muçulmanos consideram o Sufismo como fora da esfera do Islã. São considerados heréticos pelos muçulmanos ortodoxos e, na época medieval, chegaram a disfarçar, através de uma simbologia poética, tudo que pudesse ser considerado um desafio à crença do " Deus único”. Hallaj, um dos grandes representantes do Sufismo no séc. X, foi executado por ter ensinado, em estado de êxtase, que Deus e ele eram um.

Ainda assim, o movimento Sufi se expandiu através de vários continentes no decorrer de um milênio. No início expressava-se através da língua árabe para, em seguida, utilizar o persa, e outras línguas orientais.

Para alguns autores, a palavra Sufi é oriunda de suf que significa "lã" em árabe. Aparentemente, seus primeiros praticantes tinham por hábito vestir-se com lã. Para outros autores, a origem deve ser procurada na palavra árabe safa, que significa "pureza". Seja como for, para os grandes estudıosos de linguístıca estas palavras têm origem no egípcio antigo, onde as palavras sof, sef, saf, suf, sif - todas remetem ao termo “pureza”. Tudo indica que a palavra “sufi” seja de origem egípcia, o que não significa que o Sufismo seja egípcio, mas teve sua base lá. Na verdade, o Sufismo é atemporal, embora tenha conexões profundas com a sabedoria do Kemet, o Egito Antigo.

Para os sufis, Deus é puro amor e o contato com Ele pode ser alcançado pelos homens através de uma união mística, independente da religião praticada. Devido a este conceito de Deus, foram, muitas vezes, acusados de blasfêmia e perseguidos pelos próprios muçulmanos, uma vez que contrariam a idéia convencional de Deus.

O video em anexo é um convite – como dizia o mestre sufi Ahmad ibn Ajiba - para uma viagem à presença do Divino, purificando e embelezando o nosso interior.

Nenhum comentário: