ELIANE HAAS

ELIANE HAAS

Todas as matérias podem ser veiculadas, desde que citada a fonte.

terça-feira, 31 de julho de 2012

ILUMINANDO A SOMBRA

Conhece-te a ti mesmo
Templo de Apolo – Delfos

Desde a infância fomos educados para revelar ao mundo apenas os melhores e mais agradáveis aspectos do nosso Eu. Enquanto isso, um Eu oculto, pleno de emoções e comportamentos inaceitáveis e inconfessados é silenciado. Raiva, inveja, vergonha, mágoa, ciúme, falsidade, ganância, luxúria, agressividade... enfim, tudo o que não gostaríamos de ser, que gera frustração e deve permanecer oculto para que nos apresentemos ao mundo de forma a merecermos respeito e amor, nem por isso deixa de existir e sobrevive sob uma espécie de máscara que apresentamos ao mundo, pois aquilo com o que não conseguimos coexistir, não deixa simplesmente de existir.
Esses conteúdos da nossa personalidade censurados e rejeitados por medo, ignorância ou falta de amor, foram estudados por Carl Gustav Jung e por ele denominados “sombra”.
Com o passar dos anos esse lado “sombrio” do nosso Ser vai se solidificando tão profundamente que acaba bem escondido de todos com quem interagimos e de nós mesmos. No entanto, essa traição aos nossos impulsos e sentimentos mais genuínos, com a finalidade de sermos amados e aceitos, é uma artimanha que a médio ou longo prazo, custa muito caro. Apenas quando nos conhecemos profundamente e por isso podemos nos aceitar e perdoar, somos capazes de viver e apresentar a plenitude do nosso Eu verdadeiro em todos os nossos relacionamentos.
É por conta do fortalecimento e obscurecimento da sombra no nosso inconsciente, que muitos acabam insatisfeitos, abandonando o caminho do crescimento espiritual. Dispondo de autocrítica, eles se apercebem de que continuam estagnados, repetindo os mesmos erros e revivendo situações dolorosas nas suas vidas.

O trabalho para a evolução do Eu – que se baseia no autoconhecimento - é a tarefa principal na senda da Espiritualidade. Esse trabalho é desafio e mérito de cada um, não podendo ser aliviado ou, miraculosamente, tomado como responsabilidade de algum guru, santo, entidade, guia, divindade ou Deus.

No plano Espiritual as chances são sempre igualitárias e não há “pistolão” ou protecionismo.

Dispondo dessa verdadeira Luz Divina – que é o maravilhoso instrumento Ayahuasca – as Jornadas neo-xamânicas no Céu da Águia Dourada são voltadas para esse trabalho : mergulhando na intimidade desse nosso Eu velado, desmascarar e ali iluminar e transmutar aspectos sombrios da nossa personalidade.

É através de um Eu bem resolvido e íntegro que nos tornamos aquele cristal límpido, extensão e reflexo da Luz Maior.

Um comentário:

walterisio disse...

magnifico!!ainda quero poder frequentar esse belo espaço!!ase o